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Criação de Materiais Ricos

Os Materiais Ricos são poderosos aliados em todos os tipos de estratégias de marketing de atração. Por serem extremamente versáteis, são criados em formatos diferentes, e também podem ser distribuídos em diversos canais, se tornando grandes aliados se bem aplicados. Com eles é possível criar um processo de reconhecimento de marca, aumentar a credibilidade do seu negócio e gerar engajamento com o seu público.

Para criar Materiais Ricos de qualidade e que tragam resultados, é necessário uma equipe multidisciplinar e especializada, além da elaboração de um planejamento estratégico.

Investir na Criação de Materiais Ricos

Por que meu negócio deve investir na criação de Materiais Ricos?

Para qualquer estratégia de marketing de atração é necessário gerar conteúdo de qualidade. Os materiais ricos têm uma abordagem mais profunda e completa na solução de um problema, por essa razão, exercem maior relevância para a audiência.

É a partir dos materiais ricos que as empresas conseguem seus leads, ou seja, pessoas que demonstram interesse pelo seu negócio. Os leads fornecem dados como (nome, e-mail, telefone, etc). Com esses dados em mãos, as empresas conseguem criar um relacionamento com o seu público.

Os materiais ricos podem ser utilizados como “iscas digitais”, para captura de leads ou para avançar esses leads na descoberta do seu problema, em sua jornada de compra, criando novas oportunidades para o seu negócio.

Por serem extremamente versáteis, são criados em formatos diferentes, e também podem ser distribuídos em diversos canais, se tornando poderosos aliados se bem aplicados.

Por esse motivo, é importante contratar uma empresa especializada em Marketing Digital, para que sua equipe de especialistas crie um planejamento estratégico de quais materiais ricos devem ser criados. Só com uma equipe especializada e qualificada, é possível rastrear a sua audiência e saber em qual etapa ela se encontra, para que esse material seja visto na hora certa e no momento certo.

Além disso, será analisado quais são os melhores canais e tipos de materiais ricos, dependendo da qualificação e etapa do funil que seu lead ou visitante se encontram.

O tipos mais comuns de materiais ricos são: Posts em Blog, E-books, Podcasts, Webinars, Guias, Demonstrações, Infográficos, Whitepapers, Vídeos, etc.

 

Principais tipos de Materiais Ricos que Criamos

Conheça os principais tipos de Materiais Ricos que criamos

Blogs

Talvez seja um dos formatos com maior eficácia e mais consumidos em qualquer estratégia de marketing de atração. Um post em um blog pode ser distribuído através de um e-mail marketing, newsletter, redes sociais, etc. É um formato simples, versátil, de fácil compreensão, além de ter uma linguagem leve, descomplicada e objetiva.

Com os posts feitos em um blog, é possível criar diversas estratégias para atingir a sua audiência em diferentes momentos. Podem ser utilizados para topo, meio ou fundo de funil.

Além disso, é possível distribuir outros materiais ricos em conjunto com um post blog, por exemplo:

Podemos no meio de um post ofertar um e-book, ou distribuir um infográfico para download. Também é possível adicionar vídeos ou ofertar uma demonstração de um produto ou serviço no meio de post, são inúmeras as possibilidades.

Em países como os EUA (Estados Unidos da América), o internauta passa 3x mais tempos em blogs do que lendo seus próprios e-mails.

E-books

O e-book é o formato mais comum de material rico e mais difundido no mercado. Com ele, é possível criar um conteúdo mais denso e abrangente, se aprofundando muito mais no tema proposto.  Por se tratar de um formato extremamente versátil, este livro digital pode ser visualizado em celulares, tablets, computadores, etc.

Normalmente este formato é distribuído através de Landing Pages (páginas de captura), servindo como “iscas digitais”,  que têm como propósito a geração de leads. Porém, por sua versatilidade e facilidade, os e-books podem ser distribuídos em diversas etapas da jornada de compra.

Com um planejamento estratégico bem estruturado,  é possível criar diversas estratégias para distribuição de e-books, tanto para captura de leads, reconhecimento de um problema, e até consideração de uma solução.

Infográficos

Um infográfico, é uma ilustração que tem como principal objetivo explicar um tema ou assunto. Com o infográfico podemos juntar a atenção criada pelas imagens e o auxílio explicativo dos textos, aumentando a percepção e entendimento da sua audiência.

Quando o planejamento estratégico tem como principal objetivo a geração de leads, os infográficos são distribuídos em dois tipos de formato, imagem ou pdf, através de landing pages, para captura de leads.

Por ser extremamente apelativo e de fácil compreensão, este formato também é distribuído através de posts em blogs, servindo como material de apoio, para o auxílio do entendimento do texto proposto de forma visual, criando maior densidade no post e até servindo em estratégias de SEO.

Whitepapers

Um Whitepaper é um documento que aborda de forma aprofundada um determinado problema, trazendo suas causas conceitos e soluções. Geralmente não são muito extensos e são focados na resolução desse problema específico, por esse motivo, utilizamos esse tipo de material rico para leads que já tem um certo nível de maturidade, pois já foram educados e possuem um melhor entendimento do seu problema e até consideração de uma solução.

Em nossas estratégias, através da automação de marketing e fluxos de automação, enviamos esse tipo de material rico quando o lead já passou por determinados fluxos, consumiu diversos conteúdos ou tem uma pontuação elevada em nossas estratégias de lead score, sendo considerado um lead entre meio e fundo de funil.

Demonstrações

As demonstrações têm um grande poder de convencimento para fazer com que seu lead, se torne um futuro cliente. Geralmente são utilizadas em empresas de Saas (Software como serviço). Porém, é possível usar essa estratégia em alguns tipos de produtos ou serviços.

Além de conseguir com que seu lead informe mais informações sobre o seu perfil, demonstrando ainda mais confiança em seu negócio, trata-se de uma ótima oportunidade para mostrar o diferencial do seu serviço ou produto. Também é possível fazer ofertas especiais para quem solicitou esse tipo de material, ou falar com a sua equipe de vendedores para tentar fechar a venda, caso seja rastreado que seu lead tem potencial de compra.

Webinars

Os Webinars são como seminários ou palestras, geralmente são disponibilizados por serviços de streaming e podem ser feitos tanto por áudio, como por vídeo. Em sua maioria, os palestrantes são especialistas em uma determinada área, informando e dando dicas das principais dificuldades da sua audiência no assunto abordado.

Os Webinars em geral tem grande empatia da audiência, pois as pessoas conseguem perceber alguns fatores essenciais para criar engajamento com o seu negócio, como: Seriedade da empresa,  disponibilidade em ajudá-los a resolver ou entender o seu problema, um especialista por trás dos assuntos que eles costumam ler em seu blog e outros tipos de conteúdo, a infraestrutura e organização da empresa, dentre outros.

Quando feito ao vivo e o palestrante pode tirar as dúvidas dos participantes através de um chat, o impacto é ainda maior, aumentando ainda mais a empatia e o engajamento da sua audiência.

Principais tipos de Materiais Ricos que Criamos

Planejamento Estratégico - Materiais Ricos

Relatórios e Otimização

Analisar, mensurar e otimizar, é assim que nossas campanhas funcionam. Periodicamente as campanhas devem ser analisadas para reavaliar as estratégias e os resultados. Só assim, saberemos se estão tendo a performance desejada.

Compartilhamos os relatórios com nossos clientes, para que acompanhem a evolução de suas campanhas. Também fazemos regularmente reuniões para discutirmos os resultados e novas estratégias, dessa forma mantemos as expectativas alinhadas.

De tempos em tempos testamos novas ideias, novas abordagens, novos conceitos. Os testes de estresse são essenciais para que as campanhas atinjam a alta performance. A nossa metodologia é aplicada em todos os nossos serviços, através dos pilares de análise, planejamento, execução e otimização.

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